Pacientes e Tudo Sobre o Câncer

Notícias

Melanoma e outros tumores de pele estarão na mira do Encontro com Especialistas de junho

08.06.2012

Com a proposta de trazer informações sobre como prevenir e fazer o diagnóstico precoce de câncer de melanoma e demais tipos de câncer de pele conhecidos como carcinomas basocelular e espinocelular, o Hospital A.C.Camargo realiza no dia 19 de junho às 17h30, mais uma edição do Encontro com Especialistas. Com o tema Saúde da Pele, os principais alvos da interação entre plateia e a equipe do Núcleo de Câncer de Pele serão a exposição cumulativa sem proteção aos raios solares inclusive em dias dublados, falta de aplicação correta do protetor solar, males causados pelo bronzeamento artificial, entendimento sobre até que ponto é indicada a obtenção de vitamina A por meio do sol, acompanhamento de pacientes por meio de dermatoscopia digital e microscopia confocal e identificação dos grupos de alto risco para desenvolvimento da doença.

Com estimativa de 110 mil novos casos em 2012, o câncer de pele é o tumor mais frequente na população brasileira e também no mundo, com cerca de 2 a 3 milhões de pessoas diagnosticadas anualmente. O melanoma é o tipo menos comum, porém mais agressivo e com altos índices de mortalidade. Diagnosticá-lo precoce é o principal desafio, pois a casuística do Hospital A.C.Camargo quando o tumor está infiltrado até 1 milímetro na pele, em 95% dos casos, a doença desaparece após o tratamento, quando o tumor atinge 4 mm, as chances caem abaixo de 60%. "Pelo fato de o câncer de pele ser uma doença visível, o diagnóstico deveria ser feito logo no início de seu desenvolvimento, o que possibilitaria menor índice de mortalidade. Hoje temos disponível no A.C.Camargo tecnologias de ponta para o acompanhamento de lesões e diagnóstico de tumores de pele como a dermatoscopia digital e a microscopia confocal", destaca o cirurgião oncologista e diretor do Núcleo de Câncer de Pele, João Duprat Neto.

O principal fator causador do câncer de pele é o excesso de exposição cumulativa ao sol desde o nascimento. Desta forma, o maior fator de risco é o envelhecimento. Embora seja mais frequente em idosos, o câncer de pele, assim como as demais doenças cutâneas, pode acometer pessoas em qualquer faixa etária. De acordo com João Duprat Neto a avaliação com um dermatologista é indicada a partir da adolescência. No caso do melanoma, quando o diagnóstico é tardio (estadio IV) as taxas de cura são ao redor de 10 a 20%. A evolução do estágio inicial para o avançado ocorre rapidamente, em média entre 2 meses e 1 ano.

CUIDADOS COM A PELE:
- Evitar exposição solar em qualquer horário, principalmente na faixa entre 10 e 16 horas (horário de verão).
- Fazer uso de chapéus, camisetas e protetores solares.
- É importante que as barracas usadas na praia sejam feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.
- Para o uso de filtros solares, é sugerida a reaplicação a cada duas horas. O ideal é que o Fator de Proteção Solar (FPS) seja, no mínimo, 15.
- Em hipótese alguma o bronzeamento artificial pode ser considerável saudável para a pele.

FIQUE ATENTO AOS PRINCIPAIS SINAIS:
- Um crescimento na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
- Uma pinta preta ou castanha que muda sua cor, textura, torna-se irregular nas bordas e cresce de tamanho;
- Uma mancha ou ferida que não cicatriza, que continua a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

SERVIÇO
Encontro com Especialistas do Hospital A.C.Camargo
Tema: Saúde da Pele
Data: terça-feira, 19 de junho de 2012.
Local: Hospital A.C.Camargo: Auditório Sen. José Ermírio de Moraes.
Endereço: Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo
Horário: 17h30.
Inscrições gratuitas: encontro@accamargo.org.br
Participação por redes sociais:
www.facebook.com.br/HospitalACCamargo
www.twitter.com/haccamargo
Envie sua pergunta até o dia do evento.
Cobertura de imprensa: moura@comunique.srv.br


Veja também:

Tudo Sobre Câncer de Pele - Melanoma
Tudo Sobre Câncer de Pele - Não-Melanoma
Núcleo de Câncer de Pele
Verão: sinônimo de férias e sol, mas também de prevenção

Selecionar