Fluxo
Oncológico
Protegido
Fluxo Oncológico
Protegido

Publicado em: 01/06/2020 - 17:00

Estamos preparados para receber e cuidar de nossos pacientes em tempos de Covid-19, com total segurança, excelência e agilidade!

O sucesso de uma terapia oncológica depende muito do diagnóstico precoce e do tratamento adequado de um tumor, pois um dos fatores que aumenta a chance de cura da doença é tratá-la em até 30 dias a partir do início dos sintomas ou do diagnóstico.

A integração de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa do câncer é o modelo adotado no A.C.Camargo Cancer Center, assim como nos principais Cancer Centers do mundo. Uma evolução do conceito de saúde em oncologia para aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença e gerar inovação: o paciente é avaliado por um grupo multidisciplinar de especialistas em todas as etapas, desde o diagnóstico até a reabilitação. Essa especialização nos permite oferecer agilidade, excelência e segurança no tratamento oncológico.

Dessa forma, estabelecemos o Fluxo Oncológico Protegido – um conjunto de processos para o paciente prosseguir com seu tratamento, em tempos de pandemia.

Todas as práticas adotadas estão de acordo com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Conheça as nossas principais medidas.

 

Triagem virtual

Antes de vir ao A.C.Camargo, o paciente tem a opção de acessar a plataforma Pronto Atendimento Digital e responder a uma série de questões. Por exemplo, se teve contato com alguém com suspeita de Covid-19, se há sintomas como febre e falta de ar e se pertence a algum grupo de risco.

Em seguida, a inteligência artificial analisa as informações concedidas e define se o caso é considerado crítico ou não. Assim, evita-se que o Pronto Atendimento fique saturado com casos não-urgentes e diminuem-se os focos de contaminação.

Os dois cenários:

• Se os sintomas forem de gravidade: o paciente com suspeita de Covid-19 confirma que vai para o A.C.Camargo e, imediatamente, ele aparece na plataforma de previsão de demanda para o Pronto Atendimento, visualizada pelos profissionais da Instituição.

• Se o caso for menos crítico: uma mensagem orienta a permanência em isolamento domiciliar. Depois, a plataforma convida o paciente a responder ao formulário diariamente para monitorar seus sintomas, assim a equipe assistencial poderá acompanhar a progressão ou não do quadro, dia a dia. O paciente ainda recebe dicas de prevenção.

 

Triagem na emergência

Especificamente para a entrada do pronto atendimento, profissionais paramentados entregam a máscara para o paciente e perguntam sobre sintomas associados à Covid-19. Em caso afirmativo, ele é direcionado para uma sala específica. Já quem não tem sintomas segue outro fluxo, especial para pessoas assintomáticas.

Pacientes com sintomas não cruzam com os que não os tem, uma ala é isolada da outra.

 

Triagem nas recepções

Quando o paciente chega a qualquer uma das unidades do A.C.Camargo, ele é recebido por uma enfermeira devidamente paramentada para realizar uma triagem de todos que chegam à Instituição, pacientes e acompanhantes. Neste momento, é aplicado um questionário que avalia sintomas respiratórios e sua temperatura é medida.

Caso o paciente apresente sintomas compatíveis com os da Covid-19, é encaminhado para a Emergência. A orientação ao acompanhante que apresente qualquer sintoma gripal e/ou temperatura elevada é que não siga acompanhando o paciente dentro da instituição, devendo procurar ajuda médica conforme orientações do Ministério da Saúde.

 

Isolamento na internação e UTI

Pacientes oncológicos que precisam de internação tem à disposição apartamentos, enfermarias e leitos na unidade de terapia intensiva devidamente protegidos uma vez que há áreas específicas e isoladas para pacientes com suspeita ou diagnóstico do novo Coronavírus.

 

Ambulatório

Consultas, exames, sessões de quimioterapia e radioterapia também contam com cuidados específicos para aumentarem a segurança do paciente oncológico durante seu tratamento.

 

O exame de RT-PCR e o tratamento do câncer

Para fazer o diagnóstico da Covid-19, o A.C.Camargo observa sinais e sintomas dos pacientes, conforme os protocolos da OMS e do Ministério da Saúde. Na sequência, o médico pede o exame de RT-PCR e verifica a carga viral.

Também foi implementado um protocolo para pacientes não-internados que tratam câncer e estão com uma cirurgia marcada, para a segurança deles e da nossa equipe. Primeiramente, mesmo que seja assintomático para a Covid-19, ele responde a um questionário que verifica inclusive se ele teve contato com alguém com sintomas.

Antes da cirurgia, ele ainda faz um exame de PCR e vai para casa ficar isolado enquanto aguarda o resultado – este definirá se a operação será feita como o previsto ou se será adiada momentaneamente. 

 

Equipamentos de proteção individual e Tumor Boards

Os profissionais do A.C.Camargo também estão paramentados com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), de acordo com as exigências das autoridades científicas.

O cuidado é ainda maior quando se trata daqueles que lidam diretamente com os pacientes: são disponibilizados face shields individuais e descartáveis, máscaras N95, avental impermeável e o que mais for necessário.

Há também medidas como a limitação de quantidade de pessoas nos elevadores, o distanciamento entre as recepções e as faixas no chão que demarcam a distância entre as pessoas.

Por fim, outro fator importante para o Fluxo Oncológico Protegido é a visão 360º que a equipe multidisciplinar tem de todos os pacientes, inclusive os infectados pelo novo Coronavírus, algo já praticado nos Tumor Boards. Nesses encontros semanais, os especialistas do A.C.Camargo discutem os casos para garantir as melhores práticas de tratamento, para combater o câncer, paciente a paciente.

 

#QuemTemCâncerTemPressa e estamos prontos para acolher nossos pacientes, assistindo-os de forma segura em todas as fases de seu tratamento.