Sala de Imprensa

Notícias

Cancer Research publica artigo em homenagem ao Professor Dr. Ricardo Brentani

30.05.2012

A revista internacional Cancer Research, especializada em pesquisa de câncer, publicou no último mês um artigo em homenagem ao Prof. Dr. Ricardo Brentani, ex-presidente da Fundação Antônio Prudente, mantenedora do Hospital A.C.Camargo, que morreu em novembro de 2011.

Luiza Villa e Eduardo Franco, autores do artigo, foram alunos de Dr. Brentani no Instituto Ludwig, o qual dirigiu por duas décadas desde 1983 e afirmam que "estavam entre os privilegiados, abençoados com seu comando e amizade. Ambos começamos programas de pesquisa no Instituto Ludwig sob sua visão à frente de seu tempo e liderança".

Eles também mencionam a força e determinação de Dr. Brentani, que nunca deixou de passar adiante seus conhecimentos e conselhos, independentemente se era dirigido a um colega, subordinado, estudante ou funcionário. E não se esquecem de como Dr. Brentani gostava de provocar discussões intelectuais e tinha um bom olhar para identificar novos talentos. "Ele sabia que criatividade leva um tempo para dar bons frutos e ele nunca tinha medo de assumir altos riscos, apoiar ideias de pesquisa e estimular aqueles abaixo dele a se devotarem a estes empreendimentos", comentam.

Professor Doutor Ricardo Brentani introduziu no Brasil estudos sobre o RNA humano e tem cerca de 300 estudos publicados em revistas científicas de renome internacional. Foi o primeiro Professor Titular de Oncologia da Faculdade de Medicina da USP, cadeira que criou em 1980 e dirigiu até 2007. Nos últimos sete anos presidiu a FAPESP, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e, nos últimos 21 anos, esteve no comando do A.C.Camargo e provocou uma revolução no Hospital, colocando-o a par de muitas instituições de renome internacional na pesquisa oncológica e tratamento humanizado de pacientes.

Confira o artigo completo.

Selecionar