Médico em destaque

Dr. Gustavo, fellow em Oncologia Ortopédica

O melhor daqui é o volume de informação

"Conclui a graduação em Medicina na Escola de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - Espírito Santo, em dezembro de 2011. Fiz minha formação em Ortopedia no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, mas antes passei pelo Rio de Janeiro, onde prestei serviço militar obrigatório para profissionais da área da saúde, por um ano". "Durante a residência em Ortopedia fui apresentado à Oncologia por dois dos meus preceptores. Um deles trabalhou aqui no A.C.Camargo por alguns anos. Me interessei e prestei prova para o Fellow. O programa oferece um grande volume de informação o que o torna ainda mais interessante. Temos contato com a oncologia de forma global, diariamente, passando pelo atendimento ambulatorial, pelo atendimento à beira do leito e pela prática cirúrgica".

"Aprendemos sobre radiologia, patologia e estudos de casos. Nas cirurgias, participamos ativamente da prática, sob a supervisão dos profissionais (nossos preceptores), que são muito, muito capacitados".

Mesma equipe, mesmo pensamento, trabalho contínuo

"O programa demanda muita dedicação, tanto de esforço quanto de tempo. Talvez um dos mais exigentes serviços em oncologia ortopédica no Brasil. O programa funciona de forma homogênea, não havendo muitas diferenças entre o primeiro e o segundo ano, exceto pelo aumento do conhecimento e da experiência. São dois anos de informação contínua. Estamos sempre com a mesma equipe, o que favorece a uniformidade de pensamento. Vejo isso de forma muito positiva. Andamos por várias áreas do hospital, atendemos pacientes internados em todas as alas e vamos com frequência a outros departamentos para discussões multidisciplinares. Aprendemos sobre radiologia, patologia e estudos de casos. Nas cirurgias, participamos ativamente da prática, sob a supervisão dos profissionais (nossos preceptores), que são muito, muito capacitados".

Todo mundo perto: vantagens da visão multiprofissional

"Com certeza, a grande vantagem de estar em um centro como o A. C.Camargo, para a nossa formação profissional, é a facilidade de contato com as demais equipes de assistência. Existe grande proximidade entre os profissionais de diferentes especialidades o que possibilita discussões multidisciplinares. Eu me formo em março do próximo ano, assim que conseguir a publicação do meu TCC. Tenho a intenção de retornar ao Espírito Santo e poder contribuir para a assistência à saúde no meu estado de origem."