Linhas de Pesquisa

Epidemiologia e Prevenção em Oncologia

A linha de pesquisa epidemiologia do câncer está engajada em estudos sobre as análises de fatores epidemiológicos, sócio demográficos e de estilo de vida associados ao risco de câncer. Estuda a distribuição e os determinantes de eventos associados a sobrevida como mortes precoces, comorbidades e desfechos de ordem clínica hospitalar e de base populacional. A epidemiologia avalia os fatores de risco e as ações de prevenção com potencial de reduzir ou aumentar o risco de câncer. Nesta linha de pesquisa enquadram-se entre outros, os desenhos de estudos do tipo caso-controle, prospectivos ou retrospectivos (coorte) e multicêntricos. 

Biologia Celular, Molecular e Genética em Oncologia

Esta linha de pesquisa estuda os mecanismos celulares, moleculares, genéticos e imunológicos associados ao risco, surgimento, prognóstico, resposta ao tratamento e progressão dos diversos tipos de câncer. Entre eles as alterações genômicas e epigenômicas que levam a mudanças no controle das funções celulares relacionadas à tumorigênese, assim como a identificação dos mecanismos de controle da transcrição, tradução, modificações pós-traducionais, vias de sinalização celulares associados ao câncer. Buscamos a caracterização do papel do sistema imune no processo tumoral e os mecanismos associados com sua regulação como alvo de terapia do câncer. Estão incluídos o papel do microambiente tumoral, dos microorganismos, agentes etiológicos e fatores ambientais relacionados ou associados ao câncer. São investigados ainda biomarcadores teciduais e circulantes em fluidos corporais para diagnóstico, prognóstico, alvos terapêuticos e resposta ao tratamento. Entre as abordagens utilizadas para esta linha de pesquisa destacam-se as diversas "ômicas", os modelos celulares e animais, ferramentas bioinformáticas entre outras.  

Diagnóstico em Oncologia 

Esta linha de pesquisa engloba estudos relacionados à utilização de métodos diagnósticos, seja por exames de imagem ou avaliação histopatológica e molecular, nas diversas etapas do manejo de pacientes oncológicos, incluindo rastreamento, diagnóstico, estadiamento e avaliação de resposta, além do desenvolvimento de novos testes e ferramentas que possam ser utilizados para melhor entendimento da doença. 

Terapias Oncológicas 

Esta linha de pesquisa se dedica aos aspectos relacionados com o tratamento do câncer. O tratamento do câncer é complexo e envolve diversas especialidades. Dividimos as terapias oncológicas em três grandes áreas, a fim de estruturação de projetos de pesquisa e alinhamento das diversas estratégias investigacionais. 

  • Cirurgia - avalição de resultados de novas técnicas/intervenções cirúrgicas, estudos de fatores prognósticos e desfechos após o tratamento cirúrgico das neoplasias 
  • Oncologia Clínica - avaliação da eficácia de novas terapias farmacológicas (quimioterapia, terapia alvo específica, hormonioterapia), imunoterapia para o câncer; transplante de medula óssea; avalição de biomarcadores clínicos e moleculares que se correlacionam com melhores resultados para o tratamento do câncer com a terapia sistêmica.  
  • Radioterapia - desenho de novas abordagens da radioterapia para o tratamento do câncer.   

Suporte e Reabilitação em Oncologia 

Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo de todos os aspectos dos cuidados de suporte e reabilitação dos pacientes oncológicos. Estão incluídas estudos de aspectos físico, funcional, nutricional, psicossocial, mental e espiritual dos pacientes com câncer.

 

Linhas de Pesquisa e seus responsáveis

Almir Galvão Vieira Bitencourt
Nucleador da área de Diagnóstico, Divisão de Apoio Diagnóstico e Prevenção

Antonio Cassio de Assis Pellizzon
Nucleador da área de Terapias Oncológicas Clínicas, Divisão de Tratamento Oncológico Clínico

Antônio Paulo Nassar Júnior
Nucleador da área de Suporte e Reabilitação, Divisão de Anestesia, UTI e Emergência

Celso Abdon Lopes de Mello
Nucleador da área de Terapias Oncológicas Clínicas, Divisão de Tratamento Oncológico Clínico

Dirce Maria Carraro
Nucleador da área de Biologia Celular, Molecular e Genética ou Pesquisa Básica e Translacional

Elisabete Carrara de Angelis
Nucleadora da área de Suporte e Reabilitação, Divisão de Suporte Clínico e Medicina Interna

Emmanuel Dias Neto
Nucleador da área de Biologia Celular, Molecular e Genética ou Pesquisa Básica e Translacional

Luiz Paulo Kowalski
Nucleador da área de Terapias Oncológicas, Divisão de Cirurgia

Maria Dirlei Ferreira de Souza Begnami
Nucleador da área de Diagnóstico, Divisão de Apoio Diagnóstico e Prevenção

Maria Paula Curado
Nucleadora da área de Epidemiologia e Prevenção

Vilma Regina Martins
Superintendente de Pesquisa, Nucleadora da área de Biologia Celular, Molecular e Genética ou Pesquisa Básica e Translacional