Profissionais de RH

Leve Prevenção para sua Empresa

Prevenção para sua Empresa

Manter uma alimentação saudável, sem exageros, comendo bem, mas com moderação! Ficar longe do cigarro e moderar o consumo de bebidas alcoólicas. Evitar também exposição exagerada aos raios solares. Lendo assim pode até parecer simples, mas nem sempre as pessoas conseguem adotar estes hábitos de vida saudáveis. Estas ações podem, inclusive, estar distantes do patrimônio mais importante de sua empresa, os colaboradores.

Pensando nisso, o A.C.Camargo Cancer Center criou um Programa de Prevenção de Câncer, que leva para o ambiente corporativo as principais orientações sobre como diminuir os fatores de risco que podem levar ao desenvolvimento dos diversos tipos da doença e alertar sobre a importância de realização de exames periódicos visando o diagnóstico precoce.

O objetivo do programa é proporcionar melhora na qualidade de vida das pessoas que transformam em realidade e sucesso sua estratégia de negócios. As empresas que adotam o programa de prevenção do A.C.Camargo assumem papel de protagonistas na luta contra o câncer.

3.1 - Por que é importante investir em prevenção?

A herança genética representa apenas cerca de 10% dos casos de câncer. Os outros 90% são determinados principalmente por fatores ambientais: a quantidade de sol sem proteção, alimentação desequilibrada, consumo de álcool e cigarro, dentre outros. A mensagem é que quase todos os casos de câncer são evitáveis, se forem prevenidos com hábitos de vida saudáveis.

Estes hábitos saudáveis, fazendo parte de sua rotina e de sua equipe, não iriam eliminar totalmente a possibilidade de risco, porém esses riscos são radicalmente diminuídos. Para melhor ilustrar, dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que:

  • 30% dos casos de câncer poderiam ter sido evitados com medidas de prevenção primária.
  • 30% das mortes por câncer poderiam ter sido evitadas com diagnóstico precoce.
  • 95% dos tumores diagnosticados precocemente são passiveis de cura.

Os dados da OMS são suficientes para mostrar a relevância do trabalho desenvolvido pelo A.C.Camargo, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre os fatores de risco da doença e a importância do diagnóstico precoce como passo fundamental para se alcançar a cura. A Instituição sempre apostou na informação como fator importante de suas ações direcionadas à prevenção do câncer.

3.2 - Perigos da não prevenção

Um dos fatores motivadores para a criação o Programa de Prevenção é o fato do câncer ser hoje a segunda principal causa de morte por doença no Brasil. A maioria das ocorrências de câncer está associada à exposição a fatores de risco. Não é por acaso que o tipo de câncer que mais cresce é o de pulmão em conseqüência do hábito de fumar.

Os avanços da medicina em relação ao diagnóstico, tratamento e cura têm sido constantes e significativos. No entanto, é preciso fazer mais para evitar que as projeções de ocorrência de 16 milhões de novos casos no mundo em 2020 - 60% deles nos países menos desenvolvidos - tornem-se realidade. É preciso investir em prevenção.

É isso mesmo, o câncer, ao contrário do que muitos pensam, é uma doença passível de prevenção. Informar a população sobre os hábitos saudáveis que devem ser adotados no dia-a-dia para evitar a doença é o caminho mais rápido e barato para reverter o atual cenário.