Edição 39 - Novembro/2011

Nesta edição, abordamos um assunto muito comentado neste momento no país: o câncer de laringe. O tema ficou em evidência, principalmente, a partir da notícia de que o ex-presidente Lula, a quem desejamos o pronto restabelecimento, foi diagnosticado com a doença.
Para abordar aspectos desse tipo de câncer, trazemos a entrevista de dois especialistas do Hospital A.C.Camargo, o Dr. Mauro Ikeda, do Núcleo de Cabeça e Pescoço, e a Dra. Elisabete Carrara de Angelis, do Serviço de Fonoaudiologia. Com as informações fornecidas por esses dois experientes profissionais do Hospital temos um perfil da doença em relação a fatores de risco, incidência, tratamento e reabilitação.
Como parte de nossa atuação na prevenção do câncer, teremos no Hospital, no próximo dia 29 de novembro, a partir das 17h30, um encontro com os Especialistas do Núcleo de Cabeça e Pescoço, liderado pelo Dr. Luiz Paulo Kowalski, aberto ao público. Nessa ocasião, os médicos estarão à disposição para explicar os principais tipos de câncer dessa região, os fatores de risco e esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto.
Divulgue essas informações entre os colaboradores de sua empresa, lembrando sempre que a conscientização sobre fatores de risco e sinais de alerta é uma de nossas importantes armas na luta contra o câncer.

Irlau Machado Filho
CEO do Hospital A.C.Camargo


Câncer de laringe
Diagnóstico precoce pode garantir cura e qualidade de vida do paciente
Entre os tipos de câncer que mais acometem a região da cabeça e pescoço, o de laringe está em segundo lugar. Sua incidência é três vezes maior em homens do que em mulheres, atingindo, principalmente, pessoas com idade superior a 50 anos. Tabagismo e ingestão de álcool são os principais fatores de risco para a doença e, portanto, devem ser evitados. Para saber mais sobre esse tipo de câncer que ganhou as manchetes dos principais veículos de comunicação do Brasil e do exterior, depois que o ex-presidente Lula foi diagnosticado com a doença, entrevistamos o Dr. Mauro Ikeda, médico cirurgião e otorrinolaringologista do Núcleo de Cabeça e Pescoço do Hospital A.C.Camargo.

[ Saiba mais ]


Câncer de laringe
Reabilitação de pacientes pós-tratamento é fundamental para reintegração à vida social e profissional
O Serviço de Fonoaudiologia do Hospital A.C.Camargo tem papel fundamental na reabilitação de pacientes que passaram por tratamento de câncer de laringe com algum tipo de sequela relativa à fonação e deglutição. O setor realiza mais de 700 atendimentos por mês, com foco em reabilitação da voz e da deglutição, informa a Dra. Elisabete Carrara de Angelis, Chefe do Serviço, ressaltando que a maioria dos pacientes, cerca de 70%, apresenta boa evolução.

[ Saiba mais ]



Nós, do Hospital do Câncer A.C.Camargo, gostaríamos
de conhecê-lo melhor. Para preencher nosso formulário, clique aqui.


Atuação, newsletter do Hospital do Câncer A.C.Camargo,
editada pela área de Marketing, para distribuição a público externo.
Conteúdo Editorial: TextoAll Comunicação. Arte: Adesign.


tel: (11) 2189 5228   www.accamargo.org.br

Caso prefira não receber em seu e-mail esta newsletter, basta clicar aqui.