Edição 36 - Maio/2011

Nesta edição, abordamos o trabalho científico desenvolvido no Centro Internacional de Pesquisa (CIPE) – A.C.Camargo e o aniversário de 10 anos do PET-CT, um exame fundamental para diagnóstico e tratamento de câncer.
Conheça os benefícios que o paciente tem com a interação entre pesquisadores e médicos, que acontece no Hospital A.C.Camargo, na entrevista com a Dra. Silvia Rogatto. Ela, também, nos conta como é importante para o desenvolvimento do trabalho do pesquisador ter uma infraestrutura como a do CIPE.
O Hospital A.C.Camargo foi um dos primeiros a trazer o exame de PET-CT para o Brasil. O Dr. Eduardo Nóbrega, Chefe do Serviço de Medicina Nuclear, e o Dr. Dr. Rubens Chojniak, Diretor do Departamento de Diagnóstico por Imagem do Hospital, revelam aspectos importantes sobre essa tecnologia e porque essa atitude pioneira foi tão importante para a luta contra o câncer.

Boa leitura.

Irlau Machado Filho
CEO Hospital A.C.Camargo


Ciência da vida
Da bancada do centro de pesquisa para o quarto do paciente e vice-versa
Pesquisa e assistência caminham lado a lado, com benefícios imensuráveis para a ciência e para o paciente tratado no Hospital A.C.Camargo. Entre médicos, pesquisadores e pacientes não há quem discorde dessa afirmação na Instituição. E para saber como isso acontece e, principalmente, porque esse é considerado um diferencial tão importante para os pacientes em tratamento no Hospital A.C.Camargo, conversamos com a cientista Dra. Silvia Rogatto, que dirige um dos cinco grupos de pesquisa do Centro Internacional de Pesquisa (CIPE) – A.C.Camargo.

[ Saiba mais ]


PET-CT
Hospital A.C.Camargo celebra 10 anos do exame que revolucionou o tratamento de câncer no país
O ano 2000 foi um marco histórico do tratamento oncológico no país com a introdução do exame PET-CT no Hospital A.C.Camargo. Segundo o Dr. Rubens Chojniak, Diretor do Departamento de Diagnóstico por Imagem do Hospital, foi a determinação do atual Diretor do Serviço de Medicina Nuclear, Dr. Eduardo Nóbrega, aliada a do Presidente da Fundação Antônio Prudente, Prof. Dr. Ricardo Renzo Brentani, que trouxe para o A.C.Camargo um dos primeiros equipamentos de PET (Tomografia por Emissão de Pósitrons) do Brasil.
O PET utilizado com o tomógrafo convencional, o CT, permitia a sobreposição de imagens para um exame não invasivo e mais acurado do paciente oncológico, ou seja, o PET-CT.

[ Saiba mais ]



Atuação, newsletter do Hospital do Câncer A.C.Camargo,
editada pela área de Marketing, para distribuição a público externo.
Conteúdo Editorial: TextoAll Comunicação. Arte: Adesign.


tel: (11) 2189 5228   www.accamargo.org.br