Edição 21 - Agosto/2009

O Hospital do Câncer A.C.Camargo, além de excelência em diagnóstico e tratamento, também é referência em pesquisa e ensino. Entre as evidências desse reconhecimento estão as diversas parcerias para intercâmbio científico estabelecidas pelo Hospital como a do M.D.Anderson (EUA) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
Os cientistas do Hospital publicam cerca de 130 artigos por ano. Na pós-graduação estão matriculados 154 alunos, sendo 58 no doutorado e 96 no mestrado. Consideramos a pesquisa científica fundamental para o Hospital e pacientes. Basta lembrar que 70% dos pesquisadores também integram o Corpo Clínico, o que significa que muito de seu conhecimento resulta da prática médica, sendo que o caminho inverso também é verdadeiro. Um exemplo, entre muitos que poderia citar, está na matéria desta edição na qual abordamos o Departamento de Oncogenética, pioneiro no País.

Boa leitura!

Irlau Machado Filho
CEO do Hospital do Câncer A.C.Camargo


Oncogenética
Desvendando segredos que podem salvar vidas
Criado em 1999, o Departamento de Oncogenética do Hospital do Câncer A.C.Camargo foi o primeiro do País. A iniciativa foi um passo extremamente importante na luta contra o câncer, principalmente, quando consideramos a informação de que até 10% de todos os tipos de câncer podem ser explicados geneticamente como sendo hereditários. Para saber quais são os benefícios que a Oncogenética traz para os pacientes e famílias portadoras de síndromes hereditárias de câncer, entrevistamos a Dra. Maria Isabel Waddington Achatz, Diretora do Departamento de Oncogenética do Hospital.

[ Saiba mais ]


Doar sangue
Um ato solidário e seguro
Manter os estoques do banco de sangue compatíveis com a demanda é fundamental para qualquer hospital. No Brasil, apenas 1,5% da população adulta adota o hábito de doar sangue. Esse mesmo índice em países europeus chega a 5%. A situação fica ainda mais preocupante no País para os hospitais durante as férias de inverno quando, historicamente, há uma redução do número de doadores em cerca de 30%.
Por essa razão, nesse período, o Hospital do Câncer A.C.Camargo investe, ainda mais, na divulgação de campanhas de incentivo à doação de sangue, lembrando que as empresas podem contribuir de maneira importante ao incentivar seus colaboradores a esse ato solidário. Como resultado, a Instituição recebeu ao longo do ano doações de grupos de colaboradores de diversas empresas e espera continuar a ter esse importante apoio das organizações.

[ Saiba mais ]



Atuação, newsletter do Hospital do Câncer A.C.Camargo,
editada pela área de Marketing, para distribuição a público externo.
Conteúdo Editorial: TextoAll Comunicação. Arte: Adesign.


tel: (11) 2189 5228   www.accamargo.org.br