Edição 19 - Junho/2009

O volume de pacientes de todos os estados brasileiros que chegam ao Hospital do Câncer A.C.Camargo tem apresentado crescimento significativo nos últimos anos. São pessoas que chegam atraídas pela expertise da Instituição em diagnóstico e tratamento oncológico. É com orgulho que posso afirmar que temos conseguido vencer o desafio de crescer em números e tecnologia e, ao mesmo tempo, manter nossa filosofia de prestar um atendimento individualizado e humanizado a todos que passam pela nossa Instituição.
Outra frente muito importante para o Hospital é a prevenção do câncer com a conscientização em relação aos fatores de risco como, por exemplo, o tabagismo. O cigarro é um dos vilões do crescimento do câncer em nosso país e no mundo. Não por acaso, o governo paulista acaba de aprovar uma legislação que aperta o cerco ao tabagismo.
Além do câncer de pulmão, o hábito de fumar está relacionado ao desenvolvimento de tumores malignos nas regiões da boca, faringe, laringe, esôfago, bexiga e colo do útero.
Investir na qualidade de vida aliada à prevenção é menos custoso e mais humano em todos os aspectos. Nesse contexto, temos nesta edição uma matéria sobre o GAT – Grupo de Apoio ao Tabagista. O atendimento do GAT pode ser contratado pela sua empresa, integrando-se ao hall de benefícios de sua organização.

Irlau Machado Filho
CEO do Hospital do Câncer A.C.Camargo


Radioterapia
Equipe especializada alia-se à tecnologia no combate ao câncer
A radioterapia é considerada um dos importantes recursos para tratar pacientes oncológicos. Cerca de 60% dos casos de câncer tem a radioterapia incluída no plano de tratamento do paciente, seja de forma isolada ou combinada com cirurgia e quimioterapia. No entanto, a radioterapia também pode ser utilizada no tratamento de doenças não oncológicas como a radiocirurgia para MAV (malformação arterio-venosa ou para o tratamento da trigemialgia). Trata-se de um recurso que evoluiu muito nos últimos anos colaborando com o aumento nas taxas de cura, além de contribuir para o bem-estar dos pacientes no caso de tratamento paliativo. No contexto dessa evolução está a tecnologia e o maior conhecimento dos oncologistas especializados em radioterapia. Para explicar o que é radioterapia e a importância para o sucesso desse tratamento da relação entre tecnologia e conhecimento médico, entrevistamos o Dr. João Victor Salvajoli, Diretor do Departamento de Radioterapia do Hospital do Câncer A.C.Camargo.

[ Saiba mais ]


Tabagismo
Fumante: uma vítima da falta de informação
Entre as ações de prevenção oncológica do Hospital do Câncer A.C.Camargo, um dos destaques são as iniciativas antitabagistas. São campanhas que conscientizam sobre os males que o cigarro provoca no organismo e fornecem dicas para quem deseja largar o vício. As campanhas são realizadas pelos médicos que integram o Grupo de Apoio ao Tabagista do Hospital do Câncer A.C.Camargo (GAT), que prestam atendimento personalizado. Esse atendimento pode ser realizado tanto no Hospital quanto nas dependências da empresa que contratou o serviço. Para a coordenadora do GAT, a médica psiquiatra, Célia Lídia da Costa, o primeiro e mais importante passo de qualquer campanha antitabaco é conscientizar as pessoas sobre a dependência que a nicotina cria no organismo.

[ Saiba mais ]



Atuação, newsletter do Hospital do Câncer A.C.Camargo,
editada pela área de Marketing, para distribuição a público externo.
Conteúdo Editorial: TextoAll Comunicação. Arte: Adesign.


tel: (11) 2189 5228   www.accamargo.org.br