Pacientes e Tudo Sobre o Câncer

Oncologia Pediátrica / Pediatria

O Departamento de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center foi criado em 1964 e sua inauguração é um divisor de águas no tratamento de câncer pediátrico no Brasil. Antes da criação desse departamento, as crianças e adolescentes com câncer no país recebiam o mesmo tratamento que os adultos, apesar de terem características biológicas e orgânicas diferentes, o que fazia com que, muitas vezes, os resultados não fossem satisfatórios.

Ao longo desses anos, a experiência acumulada no diagnóstico e tratamento do câncer na faixa do 0 aos 21 anos fez com que o alto índice de cura e o bem-estar da criança durante e após o tratamento se tornassem as marcas da Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo.

Esse sucesso é decorrente do trabalho com foco interdisciplinar de profissionais de áreas especializadas em câncer infantil, que atuam de maneira integrada e com o olhar totalmente voltado para as especificidades do paciente.

Além dos pediatras oncologistas, integram a equipe do A.C.Camargo diversos profissionais especialistas em cirurgia oncológica, neurologia, nefrologia, endocrinologia, radioterapia, anatomia patológica, terapia intensiva, enfermagem, oftalmologia, nutrição, controle de dor, dermatologia, odontologia, dentre outros. São profissionais com formação e ampla experiência em câncer infantil, apoiados pelo que há de mais moderno em tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação da criança com câncer.

Diferenciais

Conheça alguns dos diferenciais que colocam o Departamento de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo Cancer Center, juntamente com a Instituição, na posição de centro de referência oncológica no país.

Índices de Sucesso

Estudos realizados pelo A.C.Camargo analisaram dados de mais de 4 mil crianças e adolescentes portadores de câncer com idade entre 0 e 18 anos e identificaram que, ao longo dos anos, houve considerável melhora nas taxas de cura das crianças e adolescentes tratados.

Acompanhamento Pós-Cura

O índice de cura do câncer em crianças tem crescido em função do diagnóstico precoce e do desenvolvimento de tratamentos cada vez mais eficazes. Paralelamente, é preciso estar atento à ocorrência de efeitos tardios da terapêutica anticâncer aos quais os pacientes são submetidos.

O A.C.Camargo é pioneiro na avaliação especializada para detecção e controle dos efeitos tardios, por meio de um atendimento completo realizado por uma equipe multidisciplinar, pois, além da preocupação clínica com o pequeno paciente, existe a importância dada à sua qualidade de vida após o tratamento. Preocupação que gerou a criação do Grupo de Estudos Pediátricos dos Efeitos Tardios do Tratamento Oncológico (GEPETTO).

Conforto e agilidade 24 horas

No A.C.Camargo, o atendimento oncológico ao paciente - criança ou adolescente - está disponível 24 horas, sete dias por semana.

O Hospital mantém médicos pediatras oncologistas em regime de plantão noturno, todos os dias, inclusive nos finais de semana e feriados, para garantir o pronto atendimento ao paciente a qualquer momento, além da unidade de tratamento intensivo (UTI) que está preparada para atender a complicações graves, com alto índice de sucesso.

Para pacientes de outros Estados, o Hospital mantém parcerias com hotéis localizados nas proximidades, com excelentes tarifas negociadas.

Tratamento Multidisciplinar

Em um só local, todas as especialidades pediátricas, exames e procedimentos, o que traz comodidade à criança e seus familiares, além do grande benefício de uma equipe que trabalha em interação constante.

Tecnologia à disposição da saúde do paciente

O Departamento de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo conta com aplicação de técnicas especiais de radioterapia no tratamento preservando os tecidos normais que, em crianças, estão em formação, além da utilização de terapia com laser, fundamental para o tratamento de retinoblastoma (tumor maligno intra-ocular mais comum em crianças).

Grupo Afeto - Apoio à Família em Tratamento Oncológico

Ter uma criança ou adolescente em tratamento de câncer é sempre motivo de ansiedade e incertezas para familiares e outras pessoas com vínculo afetivo com o paciente.

No Hospital A.C.Camargo, da mesma forma que esses pacientes recebem tratamento diferenciado, seus familiares também contam com suporte especial. Esse é o papel do Grupo Afeto - Apoio à Família em Tratamento Oncológico, um serviço criado pelo Departamento de Oncologia Pediátrica.

Pesquisa Básica e Clínica

O Departamento de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo também se destaca em Pesquisa Básica e Clínica, nos diferentes níveis de formação acadêmica Clique aqui para ver as publicações científicas do A.C.Camargo.

Programa de Residência Médica

A partir da experiência acumulada no Departamento de Oncologia Pediátrica desde 1964 foi possível estruturar o Programa de Residência Médica em Cancerologia Pediátrica. Até o final de 2010, o Departamento foi responsável pela formação de 59 Residentes, sendo que vários deles estão à frente dos principais serviços de oncologia pediátrica do país.

Estrutura

No A.C.Camargo, é oferecida uma ampla estrutura para o paciente. A criança em tratamento encontra um ambiente acolhedor, confortável e descontraído, criado especialmente para ela. O objetivo é manter, na medida do possível, sua rotina de brincar e estudar durante o período em que fica no Hospital. Enquanto espera pela consulta, o pequeno paciente pode se divertir com atividades na Sala de Brincar com atividades recreativas e lúdicas desenvolvidas por profissionais capacitados.

Já as crianças internadas contam com um grande diferencial do A.C.Camargo: a Escola Especializada Schwester Heine, primeira do país a funcionar dentro de um hospital e que permite que as crianças internadas sejam acompanhadas por educadores (professores e pedagogas). Esse acompanhamento escolar dentro do ambiente hospitalar evita o abandono das aulas durante o tratamento e contribui para elevar a auto-estima e a confiança da criança. Saiba mais sobre Escola Especializada Schwester Heine.

O A.C.Camargo também estimula as crianças a participar da Oficina de Culinária Infantil, uma atividade promovida pela Nutrição Oncológica na qual os jovens pacientes ajudam na elaboração das receitas dos alimentos. Essa atividade tem o objetivo de incentivar esses pequenos pacientes a experimentarem comidas diferentes e adotarem uma alimentação mais variada e saudável, pois crianças bem nutridas respondem melhor ao tratamento. Além de apresentar os alimentos de forma atraente, incentivando a diversidade da alimentação, também contribui para fortalecer o lado emocional das crianças.

O Hospital utiliza ainda uma estratégia chamada Brinquedo Terapêutico para melhorar a aceitação do tratamento e a adaptação do paciente infantil ao ambiente hospitalar. Trata-se de um boneco em que um cateter é inserido, permitindo à criança entender melhor o processo de tratamento.

Estrutura Hospitalar

A consulta com o médico pediatra oncologista, os exames necessários e os procedimentos em outras especialidades acontecem dentro da mesma estrutura hospitalar, o que proporciona maior conforto e agilidade para o paciente e seus familiares. Além disso, no A.C.Camargo Cancer Center, o Departamento de Oncologia Pediátrica conta com o que há de mais moderno em termos de recursos para diagnóstico e tratamento de câncer.

Equipamentos de imagem de última geração permitem ao médico avaliar melhor a extensão da doença. Os modernos recursos tecnológicos permitem também que a equipe médica trabalhe com níveis elevados de qualidade e possa focar no tratamento humanizado, tanto na enfermaria quanto na UTI, com a mãe ou responsável acompanhando o paciente 24 horas por dia.