Pacientes e Tudo Sobre o Câncer

Núcleo de Pulmão e Tórax

Composto por um time interdisciplinar altamente especializado e liderado por cirurgiões oncológicos e pneumologistas, o Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center oferece suporte integral e personalizado aos pacientes. A missão destes profissionais não é das mais simples, pois o câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns do mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de um milhão e setecentos mil casos novos são diagnosticados anualmente.

Com atuação decisiva e de excelência de seus profissionais, o Núcleo apresenta taxas de sucesso semelhantes às dos melhores centros oncológicos do mundo. Para tanto, realiza rotineiramente todos os procedimentos cirúrgicos necessários para o tratamento adequado do câncer de pulmão e determina para cada caso - individualmente - a mais eficaz estratégia terapêutica, podendo ou não agregar os tratamentos por radioterapia ou quimioterapia.

Diferenciais

Um dos principais diferenciais do Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo é sua atuação que integra profissionais de inúmeras áreas, dentre elas oncologistas clínicos, radioterapeutas, radiologistas, patologistas, enfermeiros, psicólogos, psiquiatras, entre outros. Sendo assim, oferece o que há de mais consagrado em cirurgia, quimioterapia e radioterapia e todos os casos de câncer de pulmão são avaliados por um grupo de médicos dedicados ao tratamento desta doença.

O A.C.Camargo também se diferencia por sua produção científica em câncer pulmonar. Diferentes estudos vêm sendo realizados para pesquisar a eficácia de novos medicamentos contra o câncer de pulmão. Em muitos casos é oferecida ao paciente a oportunidade de participar das pesquisas, sendo necessário apenas preencher critérios específicos.

O Núcleo de Pulmão e Tórax atua como parceiro do Núcleo de Psico-Oncologia na coordenação do Grupo de Apoio ao Tabagista (GAT) do A.C.Camargo, serviço criado em 1997 com a proposta de oferecer medidas terapêuticas para pacientes com diagnóstico de câncer de pulmão ou outros tumores que apresentam o cigarro como importante fator causador da doença em questão.

Hoje, a abordagem do GAT ganhou maior amplitude e além de atender pacientes em tratamento oncológico, auxilia outros pacientes a deixar o vício antes mesmo de apresentarem qualquer tipo de doença crônica, seja ela câncer ou lesão cardiovascular. Saiba mais sobre o GAT.

Estrutura

O grupo que compõe o Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo Cancer Center reúne cirurgiões, oncologistas clínicos, radioterapeutas, radiologistas, patologistas e pneumologistas, dentre outros profissionais, todos eles abraçando a missão de discutir as melhores formas de tratamento para os pacientes com câncer de pulmão, fazendo com que esta abordagem interdisciplinar reflita direta e positivamente no sucesso do tratamento.

O A.C.Camargo está estruturado para oferecer o que há de mais eficaz em quimioterapia neoadjuvante (antes da cirurgia) quanto adjuvante (depois da cirurgia). Além disso, detém um dos principais e mais modernos centros de radioterapia do país, reunindo equipamentos de ponta e técnicas que permitem concentrar a radioterapia na área do tumor, poupando os órgãos vizinhos, aumentando as taxas de controle e reduzindo as complicações decorrentes deste tratamento.

Na área de diagnóstico, prevalece a integração entre os exames de imagem (tomografia e PET-CT) para o planejamento do tratamento radioterápico e a participação decisiva dos patologistas, especialistas fundamentais em trazer precisão e segurança por meio de diagnósticos moleculares que apontam o melhor caminho a ser seguido pelas equipes clínicas junto a cada paciente. Todos estes recursos estão disponíveis em nosso centro e são utilizados rotineiramente no tratamento dos pacientes com câncer de pulmão.