Pacientes e Tudo Sobre o Câncer

Mastologia (ou Mama)

O Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center trabalha para possibilitar à paciente um atendimento global e personalizado, desde o diagnóstico preciso, passando pelo planejamento individualizado do tratamento, recursos para a reabilitação física e emocional de cada paciente até a retomada da rotina pessoal e profissional.

O tratamento de câncer de mama pode envolver cirurgia, quimioterapia e radioterapia, realizadas individualmente ou combinadas, por isso, o time médico do A.C.Camargo oferece suporte global e personalizado, sempre levando em consideração os aspectos físicos, emocionais e o histórico familiar de cada paciente.

O A.C.Camargo Cancer Center atua na prevenção do câncer de mama, seja por meio da realização de exames de diagnóstico por imagem, ou de aconselhamento genético.

Em casos de suspeita ou diagnóstico confirmado de câncer de mama, agende uma consulta com o Núcleo de Mastologia pela Central de Relacionamento (11) 2189.5000 ou clique aqui.

Para uma avaliação genética sobre o risco de desenvolvimento de câncer de mama, agende uma consulta com o Departamento de Oncogenética pela Central de Relacionamento: (11) 2189.5000.

Diferenciais

Um dos diferenciais do Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center está em seu amplo e moderno espaço físico, o Complexo Ambulatorial Carmen Prudente, concebido especialmente para o conforto das mulheres. Nesse espaço, além da Mastologia, também estão os consultórios das especialidades de Ginecologia e Cirurgia Reparadora (reconstrução da mama e tratamento de hemangiomas).

No local, os médicos do Núcleo de Mastologia atuam interdisciplinarmente com as demais áreas do Hospital como a de Diagnóstico por Imagem, Anatomia Patológica, Quimioterapia, Radioterapia, Oncogenética, Psicologia, entre outras. Este contexto interdisciplinar beneficia as pacientes de inúmeras formas, pois possibilita que cada caso seja avaliado por um grupo multiprofissional que identificará a melhor opção de tratamento.

Um dos grandes benefícios é a interação entre o serviço de Anatomia Patológica e a Mastologia, na qual os patologistas fornecem informações precisas sobre origem, classificação, estadiamento e evolução do tumor, o que possibilita a tomada de decisão mais assertiva em relação a conduta do tratamento. O serviço de Anatomia Patológica também realiza testes genéticos diferenciados para a avaliação da pré-disposição ao desenvolvimento da doença.

Estrutura

Os médicos mastologistas do Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo Cancer Center, todos especializados em oncologia, formam um time altamente capacitado. São profissionais que se destacam também nas áreas de ensino e pesquisa, com produção científica publicada nos principais periódicos de alto impacto do mundo, além de terem presença destacada em importantes congressos da área no Brasil e no exterior.

O serviço está estruturado para oferecer o máximo de agilidade e conforto à paciente e seus acompanhantes no Complexo Ambulatorial Carmen Prudente. No mesmo ambulatório em que realiza sua consulta, a paciente agenda todos os exames e procedimentos para o seu tratamento (radioterapia, quimioterapia e cirurgia).

Diagnóstico: Complementando a estrutura oferecida à paciente do Núcleo de Mastologia, o A.C.Camargo dispõe de um dos mais completos parques tecnológicos de diagnóstico desta doença no mundo. Conta com setor exclusivo para realização de mamografia, atualmente tida como o Padrão Ouro para diagnóstico por imagem de lesões nas mamas, sendo o método adotado para o rastreamento populacional em mulheres sem sintomas, a partir dos 40 anos, e repetição anual. Tem como foco o diagnóstico precoce, propiciando mais opções terapêuticas com maior percentual de sucesso do tratamento e mais sobrevida com melhor qualidade de vida.

O diagnóstico do câncer de mama inclui também exames de ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia por emissão de pósitrons (PET), espectroscopia e tomografia computadorizada. Os benefícios destes métodos são restritos a grupos específicos e a indicação destes exames por parte do médico, portanto, varia de acordo com o perfil de cada paciente.