Endocrinologia

A equipe de Endocrinologia do A.C.Camargo Cancer Center atua em um contexto interdisciplinar. Sua proposta é oferecer atendimento assistencial integral e personalizado aos pacientes adultos e pediátricos em tratamento na Instituição, possibilitando uma eficaz investigação clínica para prepará-los para todas as etapas terapêuticas.

A equipe oferece todo o suporte necessário aos pacientes oncológicos na detecção precoce dos tumores endócrinos, na pré-cirurgia e durante o tratamento. O atendimento se estende também aos pacientes do A.C.Camargo com tumores não-endócrinos, mas que apresentem doenças como obesidade, desequilíbrio hormonal e osteoporose.

Diferenciais
O Serviço de Endocrinologia do A.C.Camargo Cancer Center é composto por endócrinos com ampla experiência em oncologia, que atuam em parceria com outras especialidades, como Oncologia Clínica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Nutrição e Enfermagem, dentre outras.

Seus especialistas atuam na investigação, tratamento e restabelecimento hormonal e metabólico dos pacientes adultos e pediátricos nas fases pré e pós-cirurgicas e durante tratamento com radioterapia ou quimioterapia.
Principais Serviços Oferecidos
  • Triagem de pacientes do A.C.Camargo, visando o diagnóstico precoce dos tumores endócrinos.
  • Acompanhamento de pacientes com disfunção da tireoide decorrente do efeito do tratamento oncológico e que, em razão disso, podem desenvolver um segundo câncer.
  • Acompanhamento de pacientes que apresentam tumores nas regiões selar e supra-selar (craniofaringeomas, adenomas da pituitária e tumores do hipotálamo) e neurofibromatose.
  • Observação dos pacientes que receberam tratamento para câncer do sistema endócrino, visando assim o diagnóstico e tratamento do possível efeito tardio.
  • Avaliação do efeito do tratamento oncológico no crescimento. Pacientes adultos ou crianças recebem indicação de tratamento com o hormônio de crescimento em razão de tumores do Sistema Nervoso Central ou decorrente da radioterapia.
  • Acompanhamento de patologias crônicas como diabetes, dislipidemia e osteoporose.