Pacientes e Tudo Sobre o Câncer

Áreas e Especialidades

O A.C.Camargo Cancer Center dispõe de diversas especialidades que atuam de forma interdisciplinar para oferecer o melhor tratamento oncológico a seus pacientes.

  • Anatomia Patológica Um serviço essencial para garantir a veracidade do diagnóstico e assim determinar o mais preciso tratamento para cada paciente. Esse é o grande diferencial da Anatomia Patológica do A.C.Camargo Cancer Center, que é composta por profissionais altamente especializados no diagnóstico molecular dos mais variados tipos de câncer.
  • Anestesiologia O médico anestesiologista, ou anestesista, é o profissional responsável por aplicar a anestesia (por exemplo: raquianestesia, peridural, geral, sedação) em todos os procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais e acompanhar o funcionamento do organismo, avaliando e corrigindo eventuais alterações de órgãos como o coração, pulmão, cérebro, rins e os sinais vitais como pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória, entre outras.
  • Audiologia Fruto de uma iniciativa pioneira do A.C.Camargo em 1996, o Serviço de Audiologia foi criado para oferecer a monitorização e a avaliação auditiva, sempre a partir da indicação do médico oncologista e otorrinolaringologista. A partir de 2008, com a aquisição de software e equipamentos para pré-modelagem e ajuste individual para escolha das próteses, teve início o atendimento ambulatorial para reabilitação auditiva dos pacientes.
  • Central da Dor A Central da Dor do A.C.Camargo integra a complexidade do estudo multidisciplinar e multiprofissional da dor. Estatísticas indicam que a dor acomete cerca de 60% a 80% dos pacientes com câncer, sendo o fator principal de sofrimento a dor relacionada à doença, mesmo quando comparada à expectativa de morte.
  • Cirurgia Oncológica A cirurgia oncológica é um dos tripés para o tratamento do câncer, ao lado da quimioterapia ou da radioterapia. Essa especialidade médica muito antiga e é usada hoje no diagnóstico, estadiamento e tratamento de quase todos os tumores sólidos.
  • Cirurgia Pediátrica Cuidar de uma criança é diferente de cuidar de um adulto. No tratamento de câncer que, por si só, exige ampla complexidade, esta regra também é prioridade e pensando nisso o A.C.Camargo criou em 1996 o serviço de Cirurgia Pediátrica, com foco na assistência específica voltada para os pequenos.
  • Cirurgia Pélvica O Departamento de Cirurgia Pélvica do A.C.Camargo é responsável por oferecer assistência e tratamento interdisciplinar para casos de tumores urológicos, do aparelho genital masculino, ósseos, sarcomas de partes moles, colorretais, dentre outros.
  • Clínica Médica De forma pioneira no país, o A.C.Camargo criou em 1990 o serviço de Clínica Médica, cujo papel visa a melhora da qualidade de vida dos pacientes e contribuir com abordagem interdisciplinar e individualizada para cada paciente.
  • Cuidados Paliativos O A.C.Camargo criou em 2004 o serviço de Cuidados Paliativos. Essa ideia nasceu da necessidade dos pacientes e familiares oncológicos terem um acolhimento especial e cuidados globais durante todas as fases críticas do tratamento, quer seja na prevenção de sofrimentos desnecessários ou no auxílio ao controle dos sintomas provenientes da doença, como náuseas e vômitos, dores, perda de peso, entre inúmeras outras situações.
  • Emergência O serviço de Emergência do A.C.Camargo Cancer Center foi pioneiro, como uma das primeiras emergências oncológicas da América Latina. Realiza atendimento ininterrupto aos pacientes em tratamento no Hospital que apresentam alguma intercorrência proveniente da doença ou da terapêutica adotada.
  • Endocrinologia A equipe de Endocrinologia do A.C.Camargo Cancer Center atua em um contexto interdisciplinar. Sua proposta é oferecer atendimento assistencial integral e personalizado aos pacientes adultos e pediátricos e possibilitar uma eficaz investigação clínica para prepará-los para todas as etapas do tratamento.
  • Fisioterapia O suporte oncológico oferecido no A.C.Camargo Cancer Center é interdisciplinar e, dentro deste contexto, o Serviço de Fisioterapia, criado em 1990, é um grande aliado no tratamento do paciente, com foco em sua reabilitação e retomada das atividades diárias.
  • Fonoaudiologia Muitas vezes os pacientes não imaginam que cirurgias para tratamento do câncer ou mesmo a radioterapia pode ter impacto nas estruturas responsáveis pela fala, deglutição, mastigação e voz. O Serviço de Fonoaudiologia do A.C.Camargo, hoje com 13 anos, conta com uma equipe especializada que atua justamente para identificar, prevenir e avaliar esses problemas.
  • Ginecologia Oncológica O Departamento de Ginecologia Oncológica do A.C.Camargo Cancer Center é responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças benignas ou malignas na vulva, vagina, colo e corpo do útero, trompas e ovários.
  • Hematologia O A.C.Camargo oferece aos seus pacientes o acompanhamento do Serviço de Hematologia, responsável por tratar os pacientes que apresentam anemias, distúrbios de coagulação e mielodisplasias associadas ao câncer. A Hematologia é o ramo da Medicina que estuda os elementos figurados do sangue como os glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas, além de estudar os órgãos onde são produzidos, como a medula óssea, o linfonodo e o baço.
  • Hospitalista O Serviço Hospitalista do A.C.Camargo está inserido no contexto interdisciplinar que é oferecido, de maneira personalizada, a cada paciente em tratamento de câncer. Trata-se de um grupo composto por quatro médicos - clínicos e geriatras - que visa oferecer todo o suporte clínico necessário aos pacientes e demais médicos, agilizando diagnósticos clínicos e o início da conduta terapêutica.
  • Infectologia e SCIH O serviço de Infectologia do A.C.Camargo Cancer Center é responsável pela assistência e controle da infecção nas diversas etapas do tratamento oncológico. A especialidade promove suporte de tratamento às doenças infecciosas que acometem pacientes de câncer.
  • Internista O Serviço Internista do A.C.Camargo é composto por médicos capacitados a atuarem em situações de risco iminente, oferecendo ao paciente todo o suporte necessário durante o tratamento de câncer. Os médicos internistas são plantonistas 24 horas, todos os dias da semana, aumentando assim a segurança do paciente.
  • Mastologia (ou Mama) O Núcleo de Mastologia do A.C.Camargo trabalha para possibilitar à paciente um atendimento global e personalizado, desde o diagnóstico preciso, passando pelo planejamento individualizado do tratamento, recursos para a reabilitação física e emocional de cada paciente até a retomada da rotina pessoal e profissional.
  • Neurocirurgia Quando se fala em cérebro, tudo tem que ser muito preciso e ágil. Por isso, a evolução tecnológica e a capacidade da equipe médica são as grandes aliadas do serviço de Neurocirurgia, que trata tumores que acometem o Sistema Nervoso Central (SNC) de adultos e crianças, tumores de base de crânio e de coluna vertebral e metástases cerebrais.
  • Neurologia Neuro-Oncologia é a ciência que estuda os tumores primários do sistema nervoso, as complicações metastáticas e não-metastáticas do câncer sistêmico e a dor oncológica.
  • Neuropediatria Em uma época na qual ainda era incomum falar em tratamento oncológico focado em jovens e adolescentes, o Serviço de Neuropediatria foi incorporado ao Núcleo de Pediatria nos anos 1980, responsável por oferecer, dentro de um contexto interdisciplinar e personalizado, o tratamento de tumores do sistema neurológico na criança e adolescentes em desenvolvimento.
  • Núcleo de Cabeça e Pescoço A complexidade do tratamento e da reabilitação dos pacientes com tumores de cabeça e pescoço exige uma equipe multidisciplinar altamente especializada. No A.C.Camargo esta equipe é composta por cirurgiões de cabeça e pescoço, otorrinolaringologistas e cirurgiões plásticos, que atuam integrados com todos os outros serviços do Hospital.
  • Núcleo de Câncer de Pele O Núcleo de Câncer de Pele foi criado em 1997 com a proposta de oferecer um suporte interdisciplinar ao paciente que apresente lesões cutâneas benignas ou malignas. Para tanto, o setor dispõe do que há de mais moderno em aparato tecnológico, que inclui dermatoscopia digital e microscopia confocal, além de cirurgiões altamente especializados no tratamento de melanomas e não-melanomas.
  • Núcleo de Cirurgia Abdominal A equipe do Núcleo de Cirurgia Abdominal do A.C.Camargo oferece, dentro do contexto interdisciplinar da Instituição, o tratamento de tumores de esôfago, estômago, pâncreas, fígado, metástases hepáticas, GIST, neuroendócrinos, dentre outros.
  • Núcleo de Cirurgia Plástica e Reparadora Criado no início da década de 1990, o Departamento de Cirurgia Reparadora do A.C.Camargo atua de forma interdisciplinar com a Mastologia e outras especialidades no atendimento de pacientes portadores de câncer de mama e de anomalias vasculares como hemangiomas e linfangiomas. Composta por profissionais que são referência no país realiza todos os anos uma média de 300 reconstruções de mama.
  • Núcleo de Cirurgia Vascular e Endovascular Uma equipe especializada em Cirurgia Vascular e Endovascular em um Hospital oncológico parece dispensável? Pois aqui no A.C.Camargo a especialidade inovou e implantou uma opção de tratamento exclusiva para os pacientes portadores de tumores com invasão de estruturas vasculares.
  • Núcleo de Ortopedia O Núcleo de Ortopedia do A.C.Camargo foi criado na década de 1980 com proposta de oferecer suporte interdisciplinar aos pacientes, crianças e adultos, com tumores benignos e malignos, primários, recorrentes ou metastáticos nos ossos.
  • Núcleo de Pulmão e Tórax Composto por um time interdisciplinar altamente especializado e liderado por cirurgiões oncológicos e pneumologistas, o Núcleo de Pulmão e Tórax do A.C.Camargo oferece suporte integral e personalizado aos pacientes. A missão destes profissionais não é das mais simples, pois o câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns do mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de um milhão e setecentos mil casos novos são diagnosticados anualmente.
  • Núcleo de Sarcomas O Núcleo de Sarcomas é um dos diferenciais do A.C.Camargo Cancer Center por reunir uma das maiores casuísticas do mundo em tratamento de sarcomas de partes moles, dentre eles sarcoma de retroperitônio, fibrossarcoma, lipossarcoma, sinoviossarcoma, sarcoma de Kaposi, neurofibromatose múltipla, angiossarcoma e sarcoma de diferenciação óssea e cartilaginosa.
  • Núcleo de Transplante de Fígado O tratamento de transplante hepático é uma alternativa razoavelmente nova no Brasil, já que em meados da década de 80 esta terapia estava disponível apenas no exterior. Para acompanhar as evoluções da especialidade e aumentar a sobrevida - que nos anos 80 era de cerca de 25% - um grupo de médicos foi buscar especialização em países que já realizavam transplantes como o Japão, EUA e Europa, para aprender a técnica e aperfeiçoa-la no Brasil.
  • Núcleo de Tumores Colorretais O Núcleo de Tumores Colorretais (NTC) é um serviço especializado dentro do A.C.Camargo Cancer Center que se dedica à pesquisa, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de cólon, reto e ânus. É constituído por cirurgiões especialistas em Cirurgia Oncológica ou Coloproctologia. Os cirurgiões do NTC também fazem parte do Núcleo Avançado de Sarcomas, que trata Sarcomas de Partes Moles, incluindo os tumores do retroperitônio.
  • Núcleo de Urologia No A.C.Camargo Cancer Center, o Núcleo de Urologia proporciona ao paciente atendimento global: diagnóstico preciso, planejamento personalizado do tratamento e recursos para reabilitação física e emocional para que ele retome sua rotina pessoal e profissional.
  • Núcleo Psico-Oncologia O Núcleo de Psico-Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center foi criado em 1997, fruto de mais uma visão pioneira da Instituição, em resposta a crescente necessidade dos pacientes de receberem um tratamento multidisciplinar.
  • Nutrologia Os médicos nutrólogos do Serviço de Nutrologia do A.C.Camargo Cancer Center são profissionais de extrema importância no contexto de suporte interdisciplinar oferecido ao paciente em tratamento de câncer. Nutrologia é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina.
  • Odontologia - Estomatologia Pioneiro no Brasil, o Departamento de Estomatologia do A.C.Camargo foi criado juntamente com o hospital, em 1953, para realizar diagnóstico e tratamento das doenças da boca e do complexo maxilofacial. A especialidade, aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia, atua de forma integrada e interdisciplinar com o objetivo de fornecer uma melhor qualidade de vida aos pacientes oncológicos.
  • Oftalmologia A experiência do A.C.Camargo no tratamento dos tumores oculares de adultos e crianças é única no país. O serviço de Oftalmologia, criado há mais de 30 anos, desenvolve um trabalho integrado e multidisciplinar com as demais especialidades do A.C.Camargo. Esse atendimento repercute diretamente na qualidade do tratamento e nos resultados alcançados. Atua no tratamento de retinoblastoma, melanoma da coroide e outros tumores intra-oculares e também carcinomas metastáticos.
  • Oncogenética Pioneiro no país, o serviço de Oncogenética do A.C.Camargo foi criado em 2001. Tem como objetivo principal identificar pessoas que possam estar em risco, devido a grande incidência de tumores em membros da mesma família ou portadores de tipos de tumores raros.
  • Oncologia Clínica O grande diferencial de realizar o tratamento em um centro especializado e de referência é a possibilidade de unir a expertise dos profissionais à abordagem multidisciplinar, de forma que todas as especialidades atuem na escolha da melhor conduta para o tratamento.
  • Oncologia Pediátrica / Pediatria O Departamento de Oncologia Pediátrica do A.C.Camargo foi criado em 1964 e sua inauguração é um divisor de águas no tratamento de câncer pediátrico no Brasil. Antes da criação desse departamento, as crianças e adolescentes com câncer no país recebiam o mesmo tratamento que os adultos, apesar de terem características biológicas e orgânicas diferentes, o que fazia com que, muitas vezes, os resultados não fossem satisfatórios.
  • Radiologia Intervencionista A Radiologia Intervencionista é uma subespecialidade médica que utiliza a radiologia não só para o diagnóstico, mas também para o tratamento de várias doenças, por meio da associação de princípios clínicos e cirúrgicos. Recursos de imagem como radiografia, angiografia, tomografia computadorizada e ultrassonografia, historicamente utilizados apenas com finalidade diagnóstica, são combinados a instrumentos cirúrgicos para acessar e tratar praticamente qualquer órgão do corpo.