Pacientes e Tudo Sobre o Câncer

Escola Especializada Schwester Heine

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Com a proposta de evitar que os pacientes da Oncologia Pediátrica perdessem as aulas e as provas escolares, ou seja, o vínculo com suas escolas de origem, devido a impossibilidade de acesso ao convívio escolar em razão do tratamento de saúde, em 15 de outubro de 1987 Carmen Prudente, juntamente com a pedagoga Maria Genoveva Vello, criaram a primeira unidade de ensino dentro do hospital A.C.Camargo.

Para Carmen Prudente: "as crianças conseguiam vencer a doença, mas não conseguiriam vencer na vida sem educação". Então a Escola, segundo ela, mudaria a história já rotulada daquelas crianças e jovens hospitalizados.

Sobre a Escola Especializada Schwester Heine

A Escola Especializada Schwester Heine - EESH, carinhosamente chamada de Escolinha da Pediatria, é uma referência nacional em Classes Hospitalares. O corpo docente, por suas formações, saberes plurais e experiências tem a capacidade de controlar, integrar, e impulsionar os diferentes saberes para sua prática.

Zela pelo direito a aprendizagem escolar dos pacientes pediátricos do A.C.Camargo Cancer Center oferecendo uma proposta pedagógicas desenvolvida por meio do trabalho com projetos.

Diferenciais

O trabalho pedagógico desenvolvido na EESH assegura os aspectos teórico-práticos com base em:

Intencionalidades
- que dirigem as ações educativas e pedagógicas; Sujeitos - a quem formaremos;
Áreas do Conhecimento
- como objeto para os alunos pacientes;
Saberes
- que corresponde à construção do docente e do aluno paciente;
Didáticas
- nas maneiras de ensinar desde a concepção dos sistemas educativos e dos docentes e;
Avaliações
- no seguimento dos processos de ensino e aprendizagem implicados ao assumir determinadas formas de compreender os processos educativos e pedagógicos.

Objetivos

Ser um espaço pedagógico e cultural de formação de escolares em tratamento oncológico empoderados para o exercício da plena cidadania e da consciência crítica, por meio da garantia da continuidade dos estudos, a partir do regresso e reintegração ao convívio escolar.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da EESH estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação no contexto hospitalar por meio da Classe Hospitalar.

Elaborada com base dos textos da Constituição Federal de 1988, na LDBEN 9394/96, na Lei nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente - (ECA), nas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, formaliza um compromisso assumido pela instituição, gestão, docentes, multiprofissionais e representantes familiares e de alunos pacientes em torno do projeto educacional.

A Classe Hospitalar reconhecida pela Resolução 41/95 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CNDCA; pela Deliberação CEE nº 68/2007 e, a Lei municipal nº 15886/2013 de São Paulo é, certamente, uma perspectiva de continuidade educacional aos escolares em tratamento de saúde, seguramente pertinente e necessária.

Proposta Metodológica

A EESH tem uma educação humanizadora, que trabalha valores como liberdade, solidariedade, justiça e altruísmo. A metodologia proposta contempla uma prática personalizada, democrática e significativa, em que todos têm participação nas construções e decisões a fim de se tornarem agentes empoderados para atuarem em suas realidades transformando-as.

Princípios e Valores da EESH

Mediar à formação cidadã dos escolares em tratamento oncológico, por meio de um processo humanizador, a fim de contribuir para seu retorno e reintegração ao convívio escolar.
Corpo Gestor, Docente e Administrativo

Administração

Maria do Carmo da Silva Mutti
Gerente Educacional da Escola Especializa da Schwester Heine.
Doutora em Educação - Formação Docente em classes Hospitalares - PUCPR; Mestra em Tecnologia e Educação - UTFPR; Especialista em Psicopedagogia e Magistério Superior e Docente em diferentes níveis e contextos.

Maria Genoveva Vello
Diretora Emérita da Escola Especializa da Schwester Heine. Pedagoga, especialista em Administração Escolar.


Maria de Fátima da Silva Albacete
Auxiliar Administrativo Pleno da Escola Especializada Schwester Heine desde 2015. Administrativo da Fundação Carolina Tamandaré entre 2013 e 2015. Graduada em Gestão de Recursos Humanos; Especialização em Saúde e Segurança no Trabalho.


Professores

Camila Martinez Joaquim
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2005.
Graduada em Pedagogia - Universidade São Judas Tadeu (Habilitação em Administração e Supervisão Escolar) e Filosofia - UNIMES; Pós-graduada em Psicopedagogia - Universidade São Judas Tadeu, Educação Especial - Faculdade São Luís, Pesquisa e Docência para o Ensino Superior - UNIMES, Especialização e Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C. Camargo).

Celina Estevam
Professora de Ensino Fundamental I, vinculada a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2017. Graduada em Ciências Biológicas e Habilitação Profissional de Técnico em Patologia Clínica pelo Centro Universitário São Camilo e, graduada em Pedagogia pelo Instituto de Educação e Tecnologias - INET.

Cristina Aparecida Bordim
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2007.
Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade Campos Salles - Habilitação em Educação Infantil, Orientação Vocacional e Administração Escolar; Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior - USP; Psicopedagogia - ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil; em Psicanálise - ESPOB - Sociedade Psicanálitica Ortodoxa do Brasil e Associação Brasileira de Psicanálise Contemporânea - ABPC e Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C.Camargo Cancer Center). 

Daniela Aparecida Cartta Amorim
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2015.
Graduada em Pedagogia e Qualificação em Atendimento Pedagógico em Classes Hospitalares pelo A.C.Camargo Cancer Center.

Eliane Latterza
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 1999.
Graduada em Pedagogia - UNIFAI; em Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Arte; Especialização em Educação Especial - Faculdade São Luís; em Psicomotricidade - UNIFAI; em Docência em Artes Plásticas; Formação em libras pelo IAPE e FENEIS e Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C.Camargo Cancer Center). 

Ivone Amorin Fonseca
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2003.
Graduada em Pedagogia - Universidade Padre Anchieta (Habilitação em Administração Escolar); Especializações: Educação e Televisão na USP; Teatro Conservatório Carlos Gomes na UNICAMP (atriz profissional); Educação Especial Faculdade São Luís e Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C.Camargo Cancer Center).

Maria Alice Teixeira Xavier Cardoso
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2010.
Graduada em Pedagogia (Licenciatura Plena com Habilitação em Educação Infantil e Ensino Fundamental I), Coordenação, Supervisão e Administração Escolar - Universidade São Marcos; Especialização em Psicomotricidade - UNIFAI; Curso de extensão em Pedagogia Hospitalar pela PUC/SP e A.C.Camargo Cancer Center.

Regiane Hypólito Siqueira dos Santos
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2000.
Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena (Universidade São Marcos) - Habilitação em Educação Infantil e Administração Escolar; Especialização em Educação Especial - (Universidade São Luís); Cursos de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C.Camargo Cancer Center) e Formação Básica em Deficiência Física (AACD).