Escola Especializada Schwester Heine - A.C.Camargo Cancer Center

Pacientes e Tudo Sobre o Câncer

Escola Especializada Schwester Heine

Escola Especializada Schwester Heine

Escola Especializada Schwester Heine Escola Especializada Schwester Heine

Com a proposta de evitar que os pacientes da Oncologia Pediátrica perdessem as aulas e as provas escolares, ou seja, o vínculo com suas escolas de origem, devido a impossibilidade de acesso ao convívio escolar em razão do tratamento de saúde, em 15 de outubro de 1987 Carmen Prudente, juntamente com a pedagoga Maria Genoveva Vello, criaram a primeira unidade de ensino dentro do hospital A.C.Camargo.

Para Carmen Prudente, as crianças conseguiam vencer a doença, mas não conseguiriam vencer na vida sem educação. Então a Escola, segundo ela, mudaria a história já rotulada daquelas crianças e jovens hospitalizados.

Sobre a Escola Especializada Schwester Heine

A Escola Especializada Schwester Heine - EESH, carinhosamente chamada de Escolinha da Pediatria, é uma referência nacional em Classes Hospitalares. O corpo docente, por suas formações, saberes plurais e experiências tem a capacidade de controlar, integrar, e impulsionar os diferentes saberes para sua prática.

Zela pelo direito a aprendizagem escolar dos pacientes pediátricos do A.C.Camargo Cancer Center oferecendo uma proposta pedagógicas desenvolvida por meio do trabalho com projetos.

Diferenciais

O trabalho pedagógico desenvolvido na EESH assegura os aspectos teórico-práticos com base em:

Intencionalidades
- que dirigem as ações educativas e pedagógicas; Sujeitos - a quem formaremos;
Áreas do Conhecimento
- como objeto para os alunos pacientes;
Saberes
- que corresponde à construção do docente e do aluno paciente;
Didáticas
- nas maneiras de ensinar desde a concepção dos sistemas educativos e dos docentes e;
Avaliações
- no seguimento dos processos de ensino e aprendizagem implicados ao assumir determinadas formas de compreender os processos educativos e pedagógicos.

Objetivos

Ser um espaço pedagógico e cultural de formação de escolares em tratamento oncológico empoderados para o exercício da plena cidadania e da consciência crítica, por meio da garantia da continuidade dos estudos, a partir do regresso e reintegração ao convívio escolar.

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da EESH estabelece as diretrizes básicas e a linha de ensino e de atuação no contexto hospitalar por meio da Classe Hospitalar.

Elaborada com base dos textos da Constituição Federal de 1988, na LDBEN 9394/96, na Lei nº 8.069/90 do Estatuto da Criança e do Adolescente - (ECA), nas Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNs, e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, formaliza um compromisso assumido pela instituição, gestão, docentes, multiprofissionais e representantes familiares e de alunos pacientes em torno do projeto educacional.

A Classe Hospitalar reconhecida pela Resolução 41/95 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - CNDCA; pela Deliberação CEE nº 68/2007 e, a Lei municipal nº 15886/2013 de São Paulo é, certamente, uma perspectiva de continuidade educacional aos escolares em tratamento de saúde, seguramente pertinente e necessária.

Proposta Metodológica

A EESH tem uma educação humanizadora, que trabalha valores como liberdade, solidariedade, justiça e altruísmo. A metodologia proposta contempla uma prática personalizada, democrática e significativa, em que todos têm participação nas construções e decisões a fim de se tornarem agentes empoderados para atuarem em suas realidades transformando-as.

Princípios e Valores da EESH

Mediar à formação cidadã dos escolares em tratamento oncológico, por meio de um processo humanizador, a fim de contribuir para seu retorno e reintegração ao convívio escolar.
Corpo Gestor, Docente e Administrativo

Maria Genoveva Vello

Diretora Emérita da Escola Especializa da Schwester Heine - A.C.Camargo Cancer Center Pedagoga, especialista em Administração Escolar.

Maria do Carmo da Silva Mutti
Gerente Educacional da Escola Especializa da Schwester Heine - A.C.Camargo Cancer Center.
Doutora em Educação - Formação Docente em classes Hospitalares - PUCPR; Mestra em Tecnologia e Educação - UTFPR; Especialista em Psicopedagogia e Magistério Superior e Docente em diferentes níveis e contextos.

Professora Camila Martinez Joaquim

Professora de Ed. Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2005.
Graduada em Pedagogia - Universidade São Judas Tadeu (Habilitação em Administração e Supervisão Escolar) e Filosofia - UNIMES; Pós-graduada em Psicopedagogia - Universidade São Judas Tadeu, Educação Especial - Faculdade São Luís, Pesquisa e Docência para o Ensino Superior - UNIMES Especialização e Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C. Camargo).

Professora Ivone Amorin Fonseca

Professora de Ed. Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2003.
Graduada em Pedagogia - Universidade Padre Anchieta (Habilitação em Administração Escolar); Especializações em Especialização em Educação e Televisão /USP; em Teatro Conservatório Carlos Gomes / UNICAMP ( atriz profissional); em Educação Especial Faculdade São Luís e Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C. Camargo).

Professora Cristina Aparecida Bordim
Professora de Ed. Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2007.
Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena - Faculdade Campos Salles - Habilitação em Educação Infantil, Orientação Vocacional e Administração Escolar; Especialização em Didática e Metodologia do Ensino Superior - USP; Psicopedagogia - ESAB - Escola Superior Aberta do Brasil; em Psicanálise - ESPOB - Sociedade Psicanálitica Ortodoxa do Brasil e Associação Brasileira de Psicanálise Contemporânea - ABPC e Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C. Camargo). 
 

Professora Maria Alice Teixeira Xavier Cardoso
Professora de Ed. Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2010.
Graduada em Pedagogia (Licenciatura Plena com Habilitação em Educação Infantil e Ensino Fundamental I - Coordenação, Supervisão e Administração Escolar - Universidade São Marcos; Especialização em Psicomotricidade - UNIFAI; Curso de extensão em Pedagogia Hospitalar pela PUC/ SP e A.C. Camargo Cancer Center.
    
Professora Regiane Hypólito Siqueira dos Santos
Professora de Ed. Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2000.
Graduada em Pedagogia - Licenciatura Plena (Universidade São Marcos) -Habilitação em Educação Infantil e Administração Escolar ; Especialização em Educação Especial - (Universidade São Luís); Cursos de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C. Camargo) e Formação Básica em Deficiência Física (AACD).

Professora Daniela Aparecida Cartta Amorim

Professora de Ed. Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2015.
Graduada em Pedagogia e Qualificação em Atendimento Pedagógico em Classes Hospitalares pelo A.C.Camargo Cancer Center.
    
Professora Eliane Latterza

Professora de Ed. Infantil e Ensino Fundamental I vinculada a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 1999.
Graduada em Pedagogia - UNIFAI; em Artes Plásticas pela Escola Panamericana de Arte; Especialização em Educação Especial - Faculdade São Luís; em Psicomotricidade - UNIFAI; em Docência em Artes Plásticas; Formação em libras pelo IAPE e FENEIS e Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C. Camargo).   

Professor Rubens da Costa

Professor de Ensino Fundamental II e Ensino Médio vinculado a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2016.
Graduado em Administração de Empresas e Qualificação em Atendimento Pedagógico em Classes Hospitalares pelo A.C.Camargo Cancer Center. 

Professora Vivian Costa e Silva
Professora de Ensino Fundamental II e Ensino Médio vinculada a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, exercendo função docente na Escola Especializada Schwester Heine desde 2000.
Graduada em Letras pela Universidade São Marcos e Curso de Extensão em Pedagogia Hospitalar (A.C. Camargo).

ADM: Maria de Fátima da Silva Albacete

Auxiliar Administrativo Pleno da Escola Especializada Schwester Heine (2015). Administrativo da Fundação Carolina Tamandaré - 2013 e 2015 Graduada em Gestão de Recursos Humanos; Especialização em Saúde e Segurança no Trabalho.