Ensino

Ensino e Investigação Científica

A EPOAHT é um novo capítulo na história do nosso ensino e pesquisa. O ato de ensinar é parte da história e herança da Instituição. Pelo Departamento de Anatomia Patológica já passaram centenas de patologistas formados, residentes de outras instituições, estudantes e técnicos de todas as partes do país.

Nosso Programa de Residência em Anatomia Patológica se destaca dos demais oferecidos no país por diversos aspectos:
  • Foi o primeiro a ter um programa efetivo em patologia molecular, expondo os residentes às mais modernas técnicas e exames que transformam a vida do paciente com câncer;
  • Estabeleceu a bolsa internacional para especialização em patologia molecular, oferecida a toda América Latina;
  • Foi o pioneiro na instalação do quarto ano de residência médica para especialização em patologia oncológica.

Com um acesso extremamente concorrido, o programa conta com 4 vagas por ano.

A formação científica é também parte do elenco educacional do Departamento de Anatomia Patológica. Com programas de iniciação científica, mestrado e doutorado, temos recebido muitos patologistas em busca de complementação de sua formação.

Até 2013 foram formados 50 mestres e 25 doutores em oncologia e temos hoje 39 alunos em curso de seu mestrado (13) ou doutorado (26). Os alunos do programa são patologistas, outros especialistas médicos, biólogos, e outros profissionais relacionados com Oncologia. A orientação tem como principal objetivo a formação científica e didática e não inclui treinamento como patologista. Isto permite que nosso estudante de pós-graduação tenha contato com todos os profissionais da área oncológica e forme uma forte base em biologia celular e molecular, possibilitando que crie um senso crítico que o norteie em sua futura carreira acadêmica.

Afiliação 2017 válida até o dia 31/12/2017