Pesquisadores e Alunos

Cursos

Desde a sua fundação, em 1953, o A.C.Camargo Cancer Center já vislumbrava a importância da disseminação do conhecimento e do desenvolvimento de atividades didático-científicas. Antes disso, quem quisesse se especializar em Oncologia tinha que sair do país. Após um árduo trabalho ao longo destas quase seis décadas, o panorama da ciência brasileira mudou e hoje se tornou referência internacional na pesquisa e tratamento do câncer.

No A.C.Camargo são oferecidos cursos de Stricto Sensu (mestrado, doutorado e pós com doutorado concomitantes), além de cursos presenciais de Extensão, Aprimoramento e Aperfeiçoamento.

Outro diferencial é a Escola de Cancerologia Celestino Bourroul, que implementou o 1º programa de Residência Médica em Oncologia no Brasil. Num país com pouco mais de 2 mil especialistas, formou 1011 oncologistas desde 1954, vindos de várias regiões do Brasil e também de países como a Argentina, Bolívia, China, Colômbia, El Salvador, Equador, Honduras, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela, que enviaram profissionais para serem treinados aqui. Além da Residência Médica, a Escola de Cancerologia é responsável pela coordenação de ensino de Cursos de Aprimoramento e pelos Períodos de Observação.

Em 2008, o MEC autorizou a abertura - de forma pioneira no país - de um curso que reúne a especialização médica em Oncologia (residência) simultaneamente ao Doutorado - um exemplo que pode ser seguido por instituições qualificadas de todo o país e que possibilita reduzir em até três anos a longa formação de um Oncologista, normalmente de dez a doze anos.

Instalada em 1997, a Escola de Enfermagem oferece, desde 2002, ensino técnico profissional voltado para a área de Oncologia, com cursos de especialização em enfermagem oncológica, reconhecidos como os de melhor qualidade no país.

O A.C.Camargo realiza, ainda, intercâmbio com renomadas instituições nacionais e internacionais, como a parceria firmada em 2008 com o MD Anderson Cancer Center, dos EUA. O estímulo à colaboração e a integração multidisciplinar em pesquisa e na manutenção do registro de publicações das investigações realizadas na Instituição é um dos diferenciais desta estrutura. A área de Ensino do A.C.Camargo coordena e promove atividades de ensino, cursos de extensão e outorga de títulos para médicos, enfermeiros, biólogos, biomédicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos entre outros profissionais da área da saúde.

Para obter mais informações sobre os nossos Cursos e Eventos, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.