Notícias

Conheça o nosso Centro completo de Imunoterapia, com ações de assistência, pesquisa e ensino

Principal avanço no tratamento do câncer nos últimos anos, a imunoterapia estimula o organismo a identificar as células cancerosas e atacá-las com drogas que modificam nossa resposta imunológica. Já tratamos 400 pacientes com essa tecnologia, e agora teremos uma área totalmente voltada para ela. O Centro de Imunoterapia, que começou a funcionar em março, conta com uma equipe de 70 colaboradores incluindo oncologistas clínicos, patologistas, radiologistas, radioterapeutas, pneumologistas, dermatologistas, endocrinologistas, intensivistas e médicos em atendimento de emergência, além de enfermeiros dedicados, responsáveis pelo acompanhamento de pacientes.

Boa parte destes profissionais especializados já tem experiência com o tratamento em imunoterapia graças aos sete anos de tratamento de pacientes em testes clínicos realizados aqui na Instituição. "Futuramente, nós pretendemos estender esse treinamento para médicos e profissionais de saúde de todo o país", diz o Dr. Victor Piana, Diretor Médico.

Alguns pacientes respondem muito bem à imunoterapia, e outros, não. Para aprofundar o conhecimento sobre alternativas individualizadas de tratamento que incentive o sistema de defesa do corpo humano a destruir as células tumorais, criamos o Grupo de Imuno-Oncologia Translacional, liderado pelo imunologista americano Kenneth Gollob e conduzido também pelo oncologista clínico Vladmir Lima. No futuro, a Instituição fará suas pesquisas em terapia genética a partir desse grupo.

Essa área de pesquisa vai utilizar um Citômetro de Fluxo de última geração - somos os primeiros na América Latina a ter um citômetro digital de 50 parâmetros, um equipamento com separador de células capaz de purificar populações e também células individuais. É a mesma tecnologia usada em centros como o MD Anderson, no Texas, e no Centro de Imunotecnologia do National Institute of Health. Isso nos faz Um Centro Internacional de Excelência em Citometria de Fluxo. Seu uso será integrado entre as linhas de assistência, pesquisa e ensino.