CIPE - Centro Internacional de Pesquisa - A.C.Camargo Cancer Center

Pesquisadores e Alunos

CIPE - Centro Internacional de Pesquisa

CIPE - Centro Internacional de Pesquisa e Ensino

Inaugurada em agosto de 2010, pelo cientista e prêmio Nobel Harald Zur Hausen, a sede do Centro Internacional de Pesquisa do A.C.Camargo Cancer Center (CIPE) possui uma área de 4 mil m², dispondo de dois amplos laboratórios que, atualmente, concentra mais de 130 profissionais dedicados à pesquisa. O grande diferencial do CIPE está em promover a integração entre a assistência, o ensino e a pesquisa e estimular o intercâmbio entre médicos e cientistas.

Nomeado Edifício Prof. Dr. Ricardo Renzo Brentani, o CIPE tem infraestrutura comparável a dos melhores centros internacionais. Os alunos de pós-graduação, doutores e cientistas que atuam nesse centro desenvolvem pesquisas nas áreas de genômica, biologia molecular e celular, citogenética, genética e oncogenética molecular, patologia investigativa, genômica médica e bioinformática.

Entre os equipamentos de última geração, o destaque é para o sequenciador em larga escala Solid 4, que permite o sequenciamento de genomas humanos completos em menos de uma semana, com grande precisão e menor custo. Os resultados das pesquisas realizadas no CIPE levam à compreensão dos mecanismos envolvidos no surgimento e progressão dos tumores e a identificação de novos marcadores moleculares para os cânceres mais incidentes no país. Esse mapeamento permitirá, no futuro, a individualização do tratamento para cada paciente.

A estrutura do CIPE/A.C.Camargo Cancer Center é formada por seis grupos de pesquisa que têm como apoio o Ensino, Biobanco, Biblioteca, Escritório de Projetos, Comitês de Ética, Projetos Institucionais, Gerência de Informação, e de todo o corpo clínico que participa ativamente dos projetos científicos.