Pesquisadores e Alunos

Biblioteca

A Biblioteca do A.C.Camargo Cancer Center, fundada em 1953, é de suma importância dentro do contexto da Instituição. Inscrita no Instituto Nacional do Livro sob o número 18.445, e no Conselho Regional de Biblioteconomia, com o nº 381, possui um acervo com média de 25 mil volumes, entre eles, periódicos, livros, teses, monografias, memoriais, entre outros.

A Biblioteca tem como público-alvo profissionais, pesquisadores e estudiosos nas áreas de pesquisa básica, clínica terapêutica e de ensino. Dentro deste contexto é reconhecida como sendo o principal agente de interação entre as atividades de ensino e pesquisa Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, Cursos de Especialização, Aprimoramento e Residência Médica.

Além do suporte fundamental, aos pesquisadores, a biblioteca oferece atendimento às Escolas, Colégios, Faculdades, Universidades, acompanhantes de pacientes e pacientes portadores de neoplasias raras que buscam o A.C. Camargo para tratamento.

Cumprindo seu papel como disseminadora da informação tem como meta oferecer a todos os usuários treinamento e apoio necessários à pesquisa e ao ensino.

Ao orientar, utiliza-se do acervo local por meio do endereço http://accamargo.phlnet.com.br e bases de dados referenciais disponíveis para pesquisa, como o Portal de Periódicos CAPES, LILACS, MEDLINE (PubMed), entre outras. É um dos Centros participantes da rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde - BIREME - COMUT desde 1975. Desde 2008, é responsável por indexar todo material produzido pela instituição, visando elevar a eficácia e a qualidade dos serviços prestados na área da saúde, passando a ser um centro cooperante.

Além do atendimento in loco, presta atendimento via telefone e-mail. Anualmente reúne e organiza informações da produção científica da Instituição para a compilação do Relatório Anual.


FUNCIONAMENTO

Segundas as sextas-feiras, das 7 às 18 horas.



INSCRIÇÕES PARA EMPRÉSTIMO

A inscrição para empréstimo de materiais é permitida a todo o corpo clínico do A.C.Camargo, residentes, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, biomédicos, pós-graduandos e colaboradores, normas segundo o Regimento interno.


TIPOS DE EMPRÉSTIMO


A) DOMICILIAR

Aos usuários inscritos na Biblioteca, é permitido a retirada de materiais com um limite de 3 obras por usuário. Não havendo reserva, o material poderá ser renovado até 03 vezes por meio do site (http://accamargo.phlnet.com.br) pelo próprio usuário, no balcão de atendimento da biblioteca e/ou por telefone. Todos os itens bibliográficos de referência, tais como: dicionários, enciclopédias, periódicos (revistas), obras raras, e especiais não circulam, estando disponíveis apenas para consultas locais.

B) ENTRE BIBLIOTECAS

Serviço disponível aos usuários inscritos na biblioteca para facilitar o acesso à informação e vincular a biblioteca à instituições de ensino, formando parcerias e troca de informações. Por meio de convênio firmado com Bibliotecas da cidade de São Paulo e utilizando formulário preenchido e assinado pela bibliotecária da Instituição, solicitamos empréstimos de materiais de interesse do usuário não disponíveis em nosso acervo, e que fazem parte do acervo de outras instituições. Mediante consulta e disponibilidade do material o empréstimo é solicitado seguindo normas e regulamentos de ambas as partes.

C) COMUT - (Comutação Bibliográfica-Serviço de cópia de documentos-SCAD)

Serviço disponível aos usuários mediante pagamento. A biblioteca da Fundação Antônio Prudente oferece a busca e aquisição de materiais de pesquisa não disponíveis no acervo ou Portal da CAPES, através do SCAD de responsabilidade da Biblioteca Virtual de Saúde (BIREME). Os preços podem ser visualizados por meio do link Tabela de Preços disponibilizada pela Bireme ou no balcão de atendimento.